iii-reuniao-do-comite-de-pilotagem-4-744×552
Noticias

III Reunião do Comitê de Pilotagem do Projeto Gestão de Ameaças Setoriais Múltiplas nos Ecossistemas Marinhos para Alcançar um Crescimento Azul Sustentável

“O Projeto Gestão de Ameaças vai fortalecer a capacidade sistêmica e institucional para reduzir as várias ameaças aos ecossistemas marinhos globalmente significativos e alcançar um crescimento azul sustentável em Cabo Verde” – Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Esta constatação foi feita hoje, 10 de março, pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, à margem da III Reunião do Comitê de Pilotagem do Projeto Gestão de Ameaças Setoriais Múltiplas nos Ecossistemas Marinhos para Alcançar um Crescimento Azul Sustentável.

Trata-se de um projeto executado pela Direção Nacional do Ambiente e que conta com o financiamento do GEF – Fundo Global para o Ambiente, no valor de cerca de 3,7 milhões de dólares, e visa auxiliar Cabo Verde a ultrapassar as três principais ameaças à biodiversidade marinha global, nomeadamente a sobre-exploração dos recursos marinhos, a degradação do habitat marinho e as alterações climáticas.

Conforme avançou o ministro, os projetos são instrumentos de execução de políticas públicas e Cabo Verde tem um imenso mar e muitos recursos; entretanto, enfrenta ameaças múltiplas que podem pôr em causa a economia azul e a conservação da biodiversidade, daí a necessidade de acelerar a execução deste projeto.

“Há que acelerar a execução deste projeto, daí o apelo que fazemos às instituições para que possamos concretizar vários objetivos e termos produtos que estão planificados para a boa gestão das ameaças em Cabo Verde”.

No decurso da reunião, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Direção Nacional do Ambiente, a Direção Nacional dos Recursos Marinhos e a Inspeção Geral das Pescas, no sentido de se trabalhar na obtenção de produtos concretos que visam reduzir as ameaças, melhorar a conservação dos recursos marinhos e o seguimento e avaliação do projeto.

A III Reunião do Comitê de Pilotagem foi copresidida pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Ministro do Mar e o Representante do PNUD.